Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado
Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas - Matricule-se!

Páginas

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Deputada Margarida Salomão destrói os analfabetos da bancada evangélica



Íntegra do discurso histórico da deputada Margarida Salomão - Questões de gênero e educação. 

Vídeo do discurso 

 Transcrição do discurso


QUESTÕES DE GÊNERO

Quero dizer que eu respeito profundamente as diferentes crenças, mas isso não me impede de fazer alguns posicionamentos com muita clareza.

Em primeiro lugar, ideologia de gênero é de fato uma proposição extraordinariamente infeliz. Porque leva a supor que na escola haja qualquer outra coisa que não seja uma formação ideológica, de um perfil ou de outro. Historicamente no Brasil, o perfil é machista, racista, patriarcal, anti-feminista.

Então, se há um movimento na sociedade para desconstruir esta ideologia (e com toda certeza este movimento também tem uma natureza ideológica), isso é absolutamente legítimo porque, afinal de contas, na escola o que nós temos é uma disputa de ideologias, sendo inclusive a tentativa de desconstrução da ideologia centenária que preside a escola, um movimento minoritário.

Eu quero dizer isto como professora: toda formação escolar é ideológica. No caso da educação pública, o que se busca implementar são políticas públicas, que efetivamente não podem ter matiz partidária e temos construído isso, desde a redemocratização.

A relação entre biológico, social e cultura, é de uma complexidade que não pode ser linearizada de uma forma rudimentar. Não se pode imaginar que aí, nós teremos uma determinação biológica ou uma determinação social. O corpo, até a forma que nós temos de nos comportar, é construída socialmente.

Mas eu me pergunto. Até onde vamos com isto? Eu quero dizer que o Estado como sendo o propositor das políticas educacionais, ele acaba se comprometendo sim com a ciência. A educação moderna é inteiramente comprometida com a ciência. Estou falando do ponto de vistá público.

Por exemplo, nós ensinamos na escola que a Terra se move em torno do Sol e que a Terra se move em torno de si mesma. Isso foi considerado, a coisa de 400 anos atrás, uma heresia. Em 1992, quando se comemorava os 350 anos da morte de Galileu Galilei, o Papa João Paulo II pediu perdão à Galileu. Em nome da igreja católica. Pediu perdão ao sofrimento e à perseguição que infligiu à Galileu.

Eu pergunto: quanto tempo será que nós iremos demorar para pedir perdão às mulheres aos homossexuais e aos transgêneros simplesmente porque nós não queremos fazer aquilo que estamos endossados cientificamente para fazer?

Margarida Salomão discursa sobre ideologia de gênero na Comissão de Educação
https://www.youtube.com/watch?v=um6DD...

Deputada Margarida Salomão enfrenta o fundamentalismo: ciência, ensino e perdão
https://www.youtube.com/watch?v=PaSaG...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1) Dê a sua opinião, qualquer que seja
2) Respeite a opinião alheia, qualquer que seja
3) Mantenha-se no tema
4) Mantenha-se no campo dos argumentos
5) Não ofenda os demais participantes (isso inclui o jornalista)
6) Não incite a violência, a intolerância ou o preconceito contra ninguém, sob nenhum pretexto
7) Não use caixa alta. No mundo virtual, isso é grito
8) Idealmente, procure usar argumentos que não foram dados previamente ao longo da discussão
9) O comentarista tem a responsabilidade legal sobre o que escreveu. Use seu comentário com inteligência.